Incêndio em festa de Ano Novo deixa dezenas de mortos na Suíça; a maioria jovens

Incêndio em festa de Ano Novo deixa dezenas de mortos na Suíça; a maioria jovens

Foto: Divulgação

Até o momento 47 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas, a maioria jovens.

Na madrugada desta quinta-feira (1º), um bar na estação de esqui de Crans-Montana, no sudeste da Suíça, pegou fogo. Centenas de pessoas estavam no local, que fazia uma festa de Ano Novo.


O fogo ocorreu dentro do bar Le Constellation, que fica dentro do resort de esqui de Crans-Montana. O incêndio começou por volta da 1h30 no horário local (20h30 de quarta-feira pelo horário de Brasília).


Segundo a polícia local, até o momento 47 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas com gravidade, a grande maioria jovens. As vítimas eram de quatro nacionalidades diferentes, informaram as autoridades locais. Conforme um hospital que atende alguns dos feridos, a vítima mais jovem tem 16 anos.

O presidente da Suíça, Guy Parmelin, disse que a explosão é "uma das piores tragédias que nosso país já conheceu".


O governador regional, afirmou haver dificuldade de contabilizar os mortos por conta do estado dos corpos — de acordo com relatos, o fogo se espalhou muito rápido pelo estabelecimento, impedindo que pessoas deixassem o local a tempo.


A promotora responsável pelo caso afirmou que a identificação dos corpos pode levar semanas.


Segundo informações do jornal italiano, Corriere Della Sera, a polícia ainda não sabe o que causou o incêndio, no entanto, disse que há "várias hipóteses na mesa", mas que as investigações ainda determinarão a causa exata. 


Turistas que estavam no bar levantaram a hipótese de que uma vela de aniversário acesa por uma funcionária do local, no gargalo de uma garrafa de espumante em um balde de bebidas, carregado perto do teto de madeira gerou as chamas. Inclusive vídeos de festas anteriores, publicados na rede social da casa de festas, mostram que velas em baldes de bebidas era uma prática comum.


Além disso, investigadores apontam uma escada estreita como a única saída do local, o que dificultou um rápida evacuação das vítimas.


Segundo o consulado do Brasil na Suíça, não há brasileiros entre as vítimas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Incêndio destrói casa de líder comunitário no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria Anterior

Incêndio destrói casa de líder comunitário no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria

Alistamento militar de 2026 começa nesta quinta-feira Próximo

Alistamento militar de 2026 começa nesta quinta-feira

Geral